Tecnologia nunca foi tão essencial para a recuperação da economia

Foto: Pexels

Transformação digital segue viabilizando novos negócios e construindo novo cenário econômico no país

Muito antes da chegada da covid-19, as companhias vinham fazendo suas lições de casa, transformando seus negócios para atender à demanda emergente dos seus clientes em colocar em prática (ou acelerar) suas jornadas de transformação digital em busca de rentabilidade. Mas em 2020 tudo isso foi agilizado da noite para o dia.

Fato é que, em meio à pandemia, o digital apresentou aos líderes novas oportunidades de usar dados e recursos para ganhar mais agilidade, produtividade e eficiência. Recuperaram seus negócios e consequentemente a economia e continuam nessa toada com o aprendizado adquirido nos desafios enfrentados e superados.

Quem esperava que 2021 traria com ele um cenário mais brando, enganou-se. Mas, de acordo com consultores de mercado, ao menos ninguém foi pego de surpresa. Estavam mais preparados e certos de que a tecnologia definitivamente tornou-se forte aliada. O digital foi, é e continua sendo chave para minimizar os impactos econômicos, alinhando empresas de todos os portes às novas exigências do mercado.

Nesse cenário, a UDS Tecnologia, especializada em transformação digital, software personalizado, cibersegurança, Design Thinking e Data Science, viu a demanda por seus serviços aquecer de maneira significativa em 2020. “Um dos nossos serviços, o Discovery, focado em encontrar oportunidades de inovação e melhorias tecnológicas nas empresas parceiras, ano passado obteve aumento de 67% em comparação a 2019. Prova de que o mercado entende que, por meio da tecnologia, é possível obter vantagens estratégicas e competitivas, movimentando a economia”, diz Rafael Sapata, fundador da companhia.

Isso porque o Discovery é o ponto de partida para identificar oportunidades de inovação, identificar gargalos operacionais para resolvê-los com tecnologia e priorizar iniciativas. Mostra detalhes sobre como e onde começar a evoluir as jornadas de colaboradores e clientes. Com importante diferencial, dispõe de time multidisciplinar (UDS e áreas de negócio dos clientes, no modelo de squad), gerando insights altamente estratégicos para as empresas contratantes.

Economia digital

Os impactos da transformação digital na economia são evidentes. Um estudo da Ericsson, divulgado um pouco antes da pandemia, no final de 2019, já previa que até 2030, as tecnologias digitais poderão adicionar até US$ 3,8 trilhões à economia global. E ainda que as áreas de saúde, indústria, automotiva e energia são setores com maior potencial para geração de receitas com esses recursos. “Hoje, observamos como evoluíram a telemedicina, e-commerce, logística e tantos outros segmentos. Em 2021 não será diferente”, acrescenta Sapata.

O fortalecimento da economia acontece porque a digitalização altera significativamente a maneira como as atividades econômicas são estruturadas, especialmente em relação a processos, gerando mais produtividade e eficiência em organizações atuantes em diferentes segmentos. Possibilita, entre inúmeras inovações, a criação de serviços inéditos, aplicativos, soluções de segurança cibernética e muito mais.

Quanto mais digitalizadas estiverem as empresas, mais ganharão em resiliência, agilidade e flexibilidade. Segundo estudo da Forrester, companhias que já operam com processos digitalizados têm cinco vezes mais capacidade de manter a continuidade dos negócios. “É hora de digitalizar”, avisa Sapata.

Sobre a UDS

Com quase 20 anos de mercado, a UDS é especialista em transformação digital e apoia a inovação de médias e grandes companhias. Considerada uma das três melhores empresas desenvolvedoras de aplicativos da América Latina, oferece desenvolvimento de software web e aplicativos personalizados, Design Thinking, Cibersegurança e Data Science. Certificada PCI-DSS, integra a Global Data Alliance junto a Panasonic, Visa, Pfizer e American Express. Com uma equipe jovem e empreendedora, a empresa que nasceu em Maringá/PR já realizou 5 mil projetos para mais de 900 clientes. Mais informações no site https://uds.com.br

Compartilhar esta publicação

Leia Mais

Newsletter

ASSINE O NEWSLETTER PARA RECEBER AS
ÚLTIMAS ATUALIZAções