A trajetória de sucesso de Meiry Elias, mentora, escritora, analista comportamental, practtioner em PNL, master coach e palestrante internacional, foi construída a partir da fagulha do desejo de conhecimento. Formada em direito, pós-graduada Executivo Gestão e Business Law pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Meiry deu uma guinada em sua vida a partir de 2015, quando teve contato com o conceito de inteligência emocional. Encantada pelas potencialidades dessa área do saber, empenhou-se nos estudos com determinação, disciplina e dedicação até decidir fazer a transição de sua carreira de advogada para o Coaching Integral Sistêmico. Descobria ali o amor por uma nova profissão, na qual poderia ajudar um número maior de pessoas a explorarem suas potencialidades com alta performance, liderança e autoconhecimento. Desde então, realiza-se na condução do desenvolvimento humano integral de seus clientes.
Foi durante sua pós-graduação na FGV que Meiry Elias teve o primeiro contato com a noção de inteligência emocional. “Um professor nos falou sobre o assunto, sobre neurociência… aquilo me deixou curiosa e fui a São Paulo, um tempo depois, fazer um curso de imersão”, recorda Meiry. “As aulas começavam às 8h30 e iam até 2h da manhã.
No início de 2016, Meiry começou a atuar como coach, mentora, mas sua especialização na área estava apenas começando. Naquele mesmo ano fez o Curso de Formação em Coaching e Practitioner em Programação Neurolinguística. Depois, o de grafologia – Análise de Inteligências Múltiplas e de Perfil Comportamental do indivíduo a partir de sua escrita. “De 2015 até 2020 eu investi R$ 285 mil em cursos e treinamentos”, revela Meiry. “Para ser excelente, eu tinha que vivenciar tudo aquilo que queria aprender e ensinar.”
Determinada a não ser apenas mais uma, focada em tornar-se autoridade naquilo que se propôs a fazer, Meiry chegou a rodar 20 mil quilômetros ao longo de quatro meses, indo toda terça-feira a São Paulo estudar. “Você não se torna especialista em um conhecimento se não aplicar tudo aquilo que está aprendendo na prática”, ela reflete. E com essa determinação, superou as fronteiras do Brasil para estudar com Tony Robbins em Miami, Estados Unidos cursou o Unleash the Power Within, Business mentory , Date With Destiny , Robbins é coach e escritor, autor de vários livros dentre eles “Desperte seu gigante interior” e “Poder sem limites”, e um dos principais responsáveis pela popularização da Programação Neurolinguística (PNL) no mundo. O método de Coaching Integral Sistêmico (CIS), segundo Meiry, é baseado nos ensinamentos de Robbins, Daniel Golemam, W. Timothy Gallwey. E foi direto na fonte que Meiry foi buscar conhecimento. “Foram mais de 272 horas de curso, com hora para entrar e sem hora para sair. Com Tony Robbins eu vi o poder interior que nós temos.”
Autômatos
Embora tenha se esforçado tanto para adquirir o conhecimento que hoje compartilha em seus treinamentos individuais e em grupo, Meiry Elias não acredita que o excesso de trabalho resulte em boas coisas. “As pessoas não precisam viver uma vida sobrecarregada para desenvolver suas melhores potencialidades. Muitas delas estão levando suas vidas no modo automático e simplesmente não conseguem observar as oportunidades ao redor. O nome disso é exaustão”, adverte a master coach. Há, todavia, métodos para desacelerar, identificar oportunidades, promover o autoconhecimento e crescer como ser humano. Mas não trabalhando como máquinas, tampouco adotando práticas isoladas. “Por isso a metodologia é sistêmica: as dimensões racional e emocional devem estar alinhadas. Não adianta ter vários diplomas, adquirir muito conhecimento, se você não tiver o emocional balanceado.”
Meiry Elias esclarece que o CIS não invade o campo da psicologia, tampouco pode ser considerado uma terapia, embora, em certo sentido, possa ter um efeito terapêutico, pois busca a transformação do indivíduo de dentro para fora. “Meus clientes não passam comigo mais que seis meses. É um processo que não é longo e que depende do comprometimento de cada um para que dê resultados.” Por não exigir formação superior, o coaching é visto com desconfiança por muitas pessoas, e Meiry compreende os motivos. “Há muita gente desqualificada, que faz curso on-line de 3 horas e sai por aí dizendo que é coach. Virou um mercado, tem gente ganhando dinheiro formando pessoas sem ter excelência para tanto. Isso prejudica o trabalho dos profissionais sérios e capacitados. É muito triste. Então a primeira coisa que eu faço é mostrar o meu valor. Eu dediquei muitos anos da minha vida ao aperfeiçoamento e continuo estudando. Agora, por exemplo, estou finalizando meu mestrado em coaching na Florida Christian University, dos Estados Unidos, MBA Vendas, Negociação e Resultados com Alta Permanece na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)”.
E o valor de Meiry está refletido nos clientes que conquista. “A maior parte deles vem por indicação de pessoas que tiveram resultados comigo”, afirma. Diretora de desenvolvimento humano das Franquias Brasil do Bem e Mister Wiz do presidente CEO Carlos Wizard. Entre elas, a cantora Sandra de Sá e o ator Luciano Szafir, com quem Meiry também desenvolve trabalho de mentoria, além das empresárias Andréa Rocha diretora da redes de hotéis Victory, Dra Débora Gaburri renomada dermatologista ,entre outros. “Com a exigência dos encontros remotos em função da pandemia, o alcance aumentou muito. Hoje atendo pessoas nos seis continentes”, orgulha-se a master coach, ciente de que seu próprio sucesso é fruto do comprometimento com tudo que ensina a seus clientes. Meiry vive aquilo que prega. “Se eu percebo que a pessoa não está seguindo o compromisso que o método exige, é melhor interromper. É preciso levar a sério para atingir os resultados. Se isso não acontece, é um desgaste para mim e um desperdício tempo e dinheiro do cliente. Eu não quero isso. Faz parte da minha ética honrar os meus clientes, mas também não abro mão de valorizar meu próprio trabalho.”
Vários públicos
Meiry atende todo tipo de público. De jovens de 14 anos até idosos com mais de 80; da mentoria individual a treinamento para empresas. O que é igualmente exigido de todos é uma coisa só: comprometimento para que, através dos 3Ds da disciplina, dedicação e determinação, os objetivos sejam atingidos. Nos jovens, por exemplo, Meiry trabalha as múltiplas inteligências para que eles se encontrem em suas maiores potencialidades (útil, por exemplo, na hora de escolher uma graduação) além deles saber o nível de inteligências eles tem. Nos idosos, busca melhorar a percepção que têm de si mesmos – é comum que aposentados sintam-se desvalidos quando, na verdade, ainda têm muitas capacidades e oportunidades ao redor.
Entre os principais trabalhos desenvolvidos por Meiry Elias está o mentora e treinadora , voltado para mulheres desenvolvendo a vida pessoal ou profissional. Nesta modalidade, são realizados quinze encontros, que podem ser semanais ou quinzenais. A primeira ação é identificar em que estado se encontram os 11 pilares da pessoa: emocional, profissional, financeiro, intelectual, servir, saúde, social, filhos, conjugal, parentes e espiritual. A partir daí é buscado o desenvolvimento da pessoa. Outro programa é o de Team Mentory , ou seja, mentoria em grupo. Meiry já treinou até 76 pessoas simultaneamente. Aqui o trabalho é diferente. São três os quesitos em foco: a base (que é o que as pessoas pretendem), o financeiro (como elas usam o dinheiro dentro de suas crenças) e o business (qual área de atuação se encaixa melhor em seus perfis).
Meiry também ministra o Curso de Grandes Lideranças, voltado para pessoas que querem assumir cargos de comando ou crescer em suas empresas. E também Desenvolvedora dó Método 3DPs: Desperta, Desvenda, Descubra seu Potencial,Proposito e Poder voltado para quem está buscando se encontrar no mercado de trabalho ou ser empreendedora, e para aqueles que desejam potencializar seus negócios . “Nele, as pessoas podem descobrir qual a profissão mais adequada. Ora, se eu já tenho um ponto forte, tenho que potencializar essa positividade e prosperar”, orienta Meiry, que trabalha em seus clientes as nove inteligências: interpessoal, existencial, lógico-matemática, musical, naturalista, espacial, intrapessoal, linguística e corporal-cinestésica. A mentora está desenvolvendo agora mais um treinamento, o Organização voltado para mulheres “buscam participar de network, encontros, e crescimento exponencial em conjunto, a mulher saber que tem um grupo seleto ambas com valores semelhantes com mesmo desejo de crescer e atingir o sucesso profissional, .
Meiry Elias acredita no potencial das pessoas, porque vê que seus clientes podem atingir resultados acima das expectativas. “A pessoa que passa pelo processo de mentoria muda a mentalidade, fisionomia, a fisiologia e, principalmente, muda a percepção sobre si mesma.” E é isso o que faz dela uma mulher realizada na desafiadora profissão que escolheu.
Instagram: @meiryeliasoficial
YouTube: @MeiryEliasOficial