Master Farmacêutica: Qualidade é a base do sucesso

Alírio Oliveira - CEO & Founder

A Master é uma indústria farmacêutica fundada em 7 de junho de 2005, pelo Dr. Alírio Oliveira, com matriz na cidade de Recreio, em Minas Gerais, segundo maior estado do Brasil.

Em 2005, a fábrica inicia a produção primária dos primeiros produtos médicos. A empresa tem tecnologia para processamento primário, análise de matérias-primas, envase e embalagem. A Master Farmacêutica está ciente de que a qualidade é a base do sucesso de cada negócio e o fator chave para a produtividade e competitividade no mercado. O programa de fabricação da Master Farmacêutica é composto por medicamentos para uso humano, nas apresentações: solução, sólido, para uso oral, e gel, para uso vaginal.

A produção e o controle dos fármacos são realizados de acordo com as exigências das licenças da Anvisa e demais normas internacionais, garantindo a qualidade e o estrito cumprimento das normas de gestão ambiental. A partir de outubro de 2006, a Master passa a ter a AFE, uma Licença de Medicamento aprovada pela Anvisa, com o certificado emitido pelo Ministério da Saúde brasileiro. Também em 2006 foi feita a reconstrução e modernização da fábrica, melhorando as capacidades com novos equipamentos para a produção de formas farmacêuticas sólidas: comprimidos e sprays.

Em setembro de 2007, a Master Farmacêutica certificou seu sistema de gestão de acordo com os requisitos das normas do estado de Minas Gerais. A certificação foi feita também por uma empresa certificadora ambiental, a SGS de Zurique, na Suíça. 

Os primeiros registros dos produtos foram categorizados como Produtos para Saúde e, a partir de 2009, alguns produtos passaram a ser registrados como fitoterápicos.

A qualidade dos medicamentos da Master é regularmente controlada pela Anvisa, pelo Ministério da Saúde do Brasil e pela Faculdade de Farmácia, no município de Recreio, em Minas Gerais.

Atividades de fabricação de produtos farmacêuticos licenciadas pelas autoridades competentes

De acordo com as atividades fabris aprovadas pelo Ministério da Saúde, a Master Farmacêutica está produzindo:

Produtos farmacêuticos em géis acabados.

Produtos OTC, MIP.

Produtos fitoterápicos em diferentes formas de dosagem.

Documentos emitidos pelas autoridades competentes:

Autorização de comercialização de medicamentos, emitida pelo Ministério da Saúde. O documento é válido por cinco anos, a contar da data de entrega da emissão.

Licenças de Medicamentos e Produtos para Saúde emitidas pela Anvisa e Certificado de Livre Venda de Produtos para Exportação, expedido pelo Ministério da Saúde, atestando que o medicamento é comercializado no país do fabricante e que é produzido de acordo com os requisitos das BPF (boas práticas de fabricação). Esse documento é válido por três anos a partir da data de emissão.

AFE: Certificado de Produtos para Saúde, emitido em 2004, pela ANVISA.

AFE: Certificado de Medicamentos, emitido em outubro de 2005, pela ANVISA.

A Master organiza regularmente a formação e a especialização dos seus colaboradores por meio de diversos seminários e cursos de formação, além de que diferentes experiências são constantemente trocadas com outras empresas que alcançaram progressos e implementadas na área da produção. A formação é conduzida pelo responsável da educação, cargo para o qual exige-se que tenha qualificação e conhecimentos, embora compreenda-se também que a educação seja uma obrigação de cada funcionário e dependa do grau de desenvolvimento da empresa na área das normas GMP e BPL

A Master se destaca no mercado pela sua área de P&D (pesquisa desenvolvimento), de onde saem todos os produtos inovadores e área que tem colaborado para melhoria da saúde humana, em especial na área de saúde feminina.

Quais são os planos da Master no Brasil e exterior?

Ao longo dos últimos cinco anos, a Master focou no P&D, desenvolvendo produtos inovadores à base de ácido hialurônico. Foi assim com o Lubrinat™, gel intravaginal para mulheres na menopausa, o Brisajet™, spray nasal, que age como umectante, hidratante e fluidificante nasal (produto com patente), o Glenfem®, gel vaginal para mulheres com ressecamento e/ou atrofia vaginal e, por último, o Rejuvemax®, gel facial anti-idade com AH, vitaminas C10% e A. Concluímos com sucesso essa fase do planejamento estratégico.

O produto Lubrinat™ será lançado em mais 28 países a partir do segundo semestre 2021 até 2022, e será comercializado nos EUA., na Europa, no Oriente Médio, na África e na Ásia.

Como será a operação nos EUA?

Nosso principal foco no mercado americano será através da Master Biotech Pharma, com o lançamento do Lubrinat™ em duas apresentações. O mercado de tratamento das mulheres em fase menopausa é de U$ 2.1 bilhões de dólares, um mercado gigante se comparado aos demais mercados.

A Master já montou uma estrutura de marketing e comercial para dar início à operação. Sabemos que o desafio é grande, mas sabemos do nosso potencial.

A Master tem mais novidades no seu pipeline?

Sim, com certeza. Temos mais cinco produtos inovadores para o bem-estar da sociedade, com foco em saúde feminina.

Em nome de toda a equipe da Master, nós gostaríamos de agradecer esse Prêmio de Inovação concedido pela conceituada International Business Magazine, pelo reconhecimento de todo esse nosso esforço.

www.masterfarmaceutica.com.br

Compartilhar esta publicação

Leia Mais

Newsletter

ASSINE O NEWSLETTER PARA RECEBER AS
ÚLTIMAS ATUALIZAções