Instituto GayLussac: Uma história de êxito na educação

Luiza Sassi - Diretora Geral

Há 12 anos 1º lugar do ENEM em Niterói, GayLussac se destaca entre as 50 melhores instituições educacionais do Brasil a tradição e a inovação.

No ano de 1954 despontava no cenário educacional de Niterói/RJ o GayLussac Vestibulares. Rapidamente, o curso ganhou notoriedade pelas mãos do seu fundador Renato Garcia de Freitas. As 136 aprovações em Medicina e outras 105 em Engenharia antecipavam o futuro promissor do curso inicialmente instalado nas dependências do Colégio Batista de Niterói. Com o tempo e algumas expansões, ficou claro para Renato que era necessário preparar melhor o aluno para os desafios futuros e que a solução seria investir nas séries iniciais. A década de 70 registra mais avanços, com a abertura da Educação Infantil (1974) e do Instituto GayLussac (1977), ambos no bairro de São Francisco. Uma escola já naquela época especialmente criada num espaço amplo e moderno, com uma arquitetura que trazia um viés de vanguarda e um rigor nos espaços que foram criados para abraçar a infância com uma conexão forte com a natureza.

Em 2014, o GayLussac passou a integrar o universo de mais de 85 escolas da Cognita, mantendo a excelência de sua equipe pedagógica, A incorporação ao Grupo Cognita representa um planejamento de futuro, um olhar adiante. Com isso, a escola continua sua trajetória de inovação local e abre caminhos e perspectivas globais, possibilitadas por fazer parte de um grupo educacional cuja meta é ensinar a excelência.

Em 2021 a escola completa 67 anos e tem orgulho do título que carrega, considerada a melhor escola de Niterói no ranking do Enem pela décima segunda vez; 10ª posição no Estado do Rio, e sempre esteve entre as 50 melhores do país! É o retrato de uma escola reconhecidamente notável pelos seus princípios éticos com o compromisso de amanhecer a cada dia sendo melhor do que ontem. Tem o melhor nível de satisfação dos pais entre as escolas do grupo.

“Para os próximos 67 anos, ampliaremos a visão de mundo dos nossos alunos, com a aquisição de novas tecnologias e conceitos que a mantenham em uma trajetória ascendente de expansão e fortalecimento dos nossos ideais”. Ao mesmo tempo o GayLussac persegue a missão de ser o melhor lugar para os professores exercerem seu ofício com liberdade e responsabilidade, oferecendo um ambiente permanente de formação contínua, sendo certificada pelo Great Place to Work em 2021, explica a Diretora Geral, Luiza Sassi.

Inovação no DNA

Inovar está no DNA dessa escola de Niterói. Depois de 67 anos seguindo a tradição da inovação e da excelência, e hoje contando com mais de 340 colaboradores ativos e comprometidos com os ideais da empresa.

Um dos movimentos que permitiu expandir as capacidades de criação foi a construção de um novo prédio voltado para a formação dos alunos da Educação Infantil. Inaugurado em 2018, o moderno e amplo espaço contou com salas temáticas, quadra poliesportiva, Maker Lab, Cooking Class. “Temos a certeza de que o espaço é um terceiro educador à luz dos ensinamentos de Loris Malaguzzi”, afirma Luiza Sassi

Em 2021 inauguraremos mais uma expansão de um prédio que abrigará um dos mais modernos centros tecnológicos com programas STEAM integrados ao currículo, além de novo refeitório. Um espaço multiuso para os programas bilíngues com salas multiuso e áreas ao ar livre para recreação. Com impressoras 3D, máquinas de corte à laser, óculos de realidade aumentada, o centro tecnológico é mais um passo em direção a uma educação inovadora, que enxerga a tecnologia como aliada com projetos que realizamos como a ida a NASA no projeto de construção de rover em que fomos premiados com o prêmio Best Design Ney Armstrong

Ter inovação no DNA significa um currículo dinâmico com bases sólidas e, a exemplo, temos no currículo Mandarim, Pensamento Computacional e nossos alunos saem além dos programas bilíngues com certificações internacionais em Inglês e Espanhol. Em 2019, recebemos 8 prêmios dos 10 melhores redaçõs do Concurso promovido pela Academia Brasileira de Letras junto aos Fuzileiros Navais.  Em 2020 ganhamos o prêmio de melhor Colégio Del Año en Español  no Brasil promovido pela Embaixada da Espanha e o Instituto Cervantes.

Ser uma escola da Cognita proporciona a realização de programas de intercâmbio acadêmico entre nossas escolas. Os alunos podem conhecer o ensino, a cultura em países como a Inglaterra, a Espanha, o Chile, a Tailândia, Singapura, Dubai e o Vietnã. Essa experiência permite uma abertura de mundo sem precedentes para os nossos alunos.

Além disso, criamos o Programa Aprendizagem Sem Fronteiras em que nossos professores escolhem uma escola do grupo para ficar em imersão durante três semanas com todo o programa pago pela Cognita. O Grupo Cognita reúne colégios de excelência da rede privada ao redor do mundo. E o melhor, preservam a sua identidade, seu valor cultural e oferece investimento e possibilidades de serem ainda melhor. Promovem a troca de boas experiências educacionais reconhecendo que sua força está na diversidade quando reúne as melhores escolas.

www.gaylussac.com.br

@institutogaylussac

Compartilhar esta publicação

Leia Mais

Newsletter

ASSINE O NEWSLETTER PARA RECEBER AS
ÚLTIMAS ATUALIZAções