Easy Inventory: Gestão de ativos de TI em Cloud com Geolocalização

Sérgio Sardinha

Fundada em 1998, a Pointware Informática iniciou suas atividades de desenvolvedora de softwares (Sistemas de Ponto Eletrônico e Controle de Acesso). No ano 2000, a empresa desenvolveu o Easy Inventory, visando atender uma necessidade da maioria das empresas, que é ter controle dos seus Ativos de TI. Em 2015 lançou a nova versão do Easy Inventory, para atender todos os portes de empresa do mercado, ele passou a ser totalmente emCloud e com um grande diferencial que é mostrar a Geolocalização de todos os equipamentos, como Desktops e, principalmente, Notebooks, algo inusitado no Brasil e no mundo.

O serviço foi ganhando cada vez mais recursos e hoje é uma das soluções mais completas do mercado, com uma sofisticada Gestão de Ativos de TI e não mais apenas o “inventário de hw e sw”. No conceito da empresa, “inventário é umafoto e Gestão de Ativos de TI é um filme”, essa analogia representa a evolução do sistema.

Outra característica que difere das demais soluções do mercado é a facilidade de utilização e o treinamento que não leva mais do que duas horas. Normalmente as soluções praticadas, além de terem valores elevados, exigem profissionais qualificados e muitas vezes certificados, o que torna os custos da solução completa inviável para muitas empresas. Isso explica a utilização do bom e velho Excel para fazer o “controle” dos Ativos de TI, o que representa uma “foto em preto e branco mal tirada”. Pensando nessa dificuldade, a Pointware pratica um valor que cabe no orçamento de todas as empresas e a interface do serviço é muito intuitiva, em pouco tempo qualquer usuário com conhecimento mínimo pode utilizar o serviço. Além de um treinamento rápido, a solução conta com help online e mais de 20 minis vídeos explicativos, que facilita ainda mais a sua utilização.

Além de Controle de Licenças de Softwares, Análise de Performance e Gestão de contratos, a solução também conta com um recurso de alertas automáticos, são mais de 20 disponíveis. Caso ocorra uma alteração de “hw ou sw”, espaço em disco baixo, softwares irregulares, contratos e garantias perto do vencimento, um alerta será registrado e enviado por e-mail para o Gestor dos Ativos.

O Easy Inventory possuiabrangência global, funciona onde a Internet alcança, não depende de rede local. Se uma empresa tem equipamentos espalhados pelo mundo, os únicos pré-requisitos exigidos são: ter acesso à Internet e um browser para acessar o serviço.

A geolocalização permite definir perímetros onde os equipamentos devem ou deveriam ser utilizados. O uso indevido aciona um alarme para o Gestor, a chamada Cerca Eletrônica. Isso resolve muitos mistérios de equipamentos que mudam de local, cidade e país sem informação aparente. Através do Google Maps todos os equipamentos terão sua localização física mostrada, com todos os recursos do Google (mapa, relevo, zoom). Para Smartphones e Tablets, a rastreabilidade é detalhada, mostra os percursos (ruas, avenidas e kms percorridos), além dos tempos de paradas. É um controle ideal para os atuais tempos de home office, em que a geolocalização faz a diferença. O serviço também é fundamental para ajudar no controle da LGPD, pois fornece muitas informações para assegurar o compliance e a segurança do ambiente.

CRESCIMENTO E EXPANSÃO

Mesmo com a pandemia, o Easy Inventory tem crescido 100% ao ano, através de parcerias e vendas diretas. Atualmente a empresa conta com mais de 155 clientes e mais de 100.000 Agentes instalados.

O sucesso de vendas do Easy Inventory motivou a Pointware a iniciar, nesse segundo semestre, suas atividades nos Estados Unidos, onde o serviço terá um nome bem similar ao do Brasil, será EZ Geo Inventory. O próximo passo será a expansão para a Europa.

A Pointware tem como missão “democratizar” a Gestão de Ativos de TI para todos os portes de empresa, pois para ter um controle eficiente dos Ativos de TI não é necessário pagar caro por uma solução e nem ter que contratar profissionais com altos salários, que é um dos motivos que a maioria das empresas não conseguem ter um controle do seu valioso patrimônio.

www.easyinventory.com.br

@easyinventory

Compartilhar esta publicação

Leia Mais

Newsletter

ASSINE O NEWSLETTER PARA RECEBER AS
ÚLTIMAS ATUALIZAções