Dr. Coluna: Inovação e referência em saúde da coluna

Dr. André Evaristo

A vocação médica do então jovem André Evaristo Marcondes, filho de pai ortopedista e mãe pediatra, estava nos genes. Em meados de 2000, quando entrou na faculdade de medicina, sabia que precisava estar entre os melhores na sua área de atuação, tanto do ponto de vista técnico quanto em atendimento distinto e personalizado a cada paciente.

Isso fez com que trilhasse um caminho intenso de dedicação e aprendizado contínuo. A eleição da ortopedia e cirurgia de coluna vertebral se deu pelo desafio e oportunidade de estudar a nobreza desta estrutura, onde células nervosas se comunicam com o cérebro e promovem os movimentos e sensibilidade aos membros ligados a ela. 

Dez anos depois, prestes a se tornar um Mestre em Saúde Pública pela Universidade de Limerick, na Irlanda, viu um de seus projetos concorrer a prêmio europeu, por chamar a atenção para a causa da Escoliose Idiopática do Adolescente: uma doença que afeta 4% da população mundial, mas que a partir do diagnóstico precoce, a ser realizado de forma simples nas próprias escolas ou mesmo em casa, pode evitar o agravamento do problema.

Já no território brasileiro, a estratégia de dedicação deu certo e o médico segue consolidado como autoridade e referência quando o assunto é saúde da coluna vertebral. Nos procedimentos que realiza em seu consultório e hospitais de alto padrão, onde presta atendimento, ele vem se destacando entre os médicos que mais realizam procedimentos de Neuroestimulação Medular e Artroplastia de Disco. Ambos envolvem alta tecnologia e são inovadores no tratamento de dores crônicas e doenças do disco intervertebral. O primeiro consiste na implantação de um “chip” para controle da dor e resgate de funções neurológicas; e o segundo faz a substituição de discos intervertebrais doentes por próteses artificiais que integram-se perfeitamente ao corpo e desempenham as mesmas funções anatômicas de um disco natural. Sua atuação chamou a atenção de um dos maiores hospitais do Brasil, o Sírio-Libanês, que o convidou a integrar o corpo médico do Núcleo de Medicina Avançada, em São Paulo.

No desempenho de seu trabalho, o Dr. André Evaristo sempre procurou uma forma de contribuir com a ciência e a medicina: participa de pesquisas científicas, publica periodicamente artigos que colaboram com a rede médica internacional e sempre exercitou um olhar observador para otimizar os processos. Tal característica o levou a desenvolver a “Rugina de Marcondes”, instrumental cirúrgico que agiliza procedimentos, sobretudo em intervenções nos discos intervertebrais, o que reduz o tempo de exposição do paciente aos riscos próprios das cirurgias.

Sua veia empreendedora o levou ao desenvolvimento de cinco empresas: duas voltadas ao assistencialismo na área médica, uma voltada para participação em projetos empreendedores e duas voltadas à tecnologia. Este ano, comemorou a inauguração de um dos seus projetos de alto padrão, a unidade exclusiva para tratamento da coluna do Grupo N.O.S. Saúde (Neuro Ortho Spine Center), no bairro Bela Vista (SP). Apesar de trabalhar em um ramo cada vez mais tecnológico, em seus atendimentos não abre mão da abordagem humanizada, onde o olho no olho, a análise minuciosa da situação do paciente, a empatia e o interesse em resolver cada problema são insubstituíveis.

Sensível à consciência de que sua trajetória de comprometimento e disciplina pode inspirar mais pessoas a alcançarem seus sonhos e objetivos, o Dr. André escreveu um livro, que será lançado em breve, onde ressalta a importância de bases sólidas para que o leitor trace suas estratégias e tenha a chance de ser um vencedor.

Compartilhar esta publicação

Leia Mais

Newsletter

ASSINE O NEWSLETTER PARA RECEBER AS
ÚLTIMAS ATUALIZAções