Da paixão a arte de criar e realizar sonhos através da arquitetura

Rita Cordeiro - Arquiteta

A Arquiteta Rita Cordeiro desde pequena que respondia quando lhe perguntavam “o que queria ser quando fosse grande?” que queria desenhar em folhas grandes, sem ter a noção que a sua verdadeira paixão estava a nascer. Fez todo o seu percurso acadêmico com o sentido de responsabilidade e missão que ainda hoje aplica na sua profissão.

O seu caminho estudantil terminou em 2004, da melhor forma possível ao vencer o Prêmio Secil Universidades, com o projeto “Hotel de Artistas”, em Buarcos.

Em 2004, fundou a RC Arquitectos. A Rita nunca sonhou com um atelier grande e impessoal. O foco da RC Arquitectos é a identificação do cliente, do seu perfil, dos seus gostos e vivências. Esta é uma das prioridades do gabinete. Criar uma relação próxima e congruente com os nossos clientes, através da qualidade e rapidez da execução. Atualmente, a RC Arquitetos expandiu-se e já conta com gabinetes em Lisboa, Pombal, Santarém, Paris e Luanda.

A sua atividade principal está centrada na execução de projetos de arquitetura, projetos de execução, projetos de arquitetura de interiores, decoração de interiores e acompanhamento de obra. Apresenta uma equipa multidisciplinar, experiente e especializada que tem como foco responder às exigências e expectativas dos clientes com rigor e detalhe. Em simultâneo, também faz uma análise cuidada das questões jurídicas envolvidas em todo o processo, antecipando todas as fases de decisão de modo a produzir soluções ajustadas tanto a nível estético como funcional.

A arquiteta Rita vê a arquitetura muito mais do que uma profissão, claro que é preciso ter uma visão objetiva e de facto é a sua profissão e é através dela que ganha a sua vida. Contudo, a Rita considera que arquitetura tem a capacidade de mudar a vida das pessoas e dos lugares que elas habitam. Os arquitetos são criadores de sonhos, como ela própria refere “gosto de pensar que através de simples traços projetamos os sonhos dos nossos clientes”, afirma.

A RC Arquitectos sempre foi um gabinete muito multifacetado, nunca se dedicaram apenas a um tipo de construção, talvez pelos vastos conhecimentos da Arquiteta Rita e das suas múltiplas viagens, o gabinete sempre teve vários tipos de projetos: Moradias Unifamiliares, Hotéis, Prédios, Alojamentos Locais, Restaurantes, Bares.. Toda a equipe agarra cada um dos projetos sempre com o mesmo afinco e gosto e a vasta variedade o que ajuda a não haver monotonia.

Como CEO da RC Arquitectos a Rita não tem apenas a função de criar e inspirar os elementos da equipe como também tem de fazer uma gestão rigorosa da produtividade da equipe e dos prazos a cumprir.

Ao longo dos anos, a arquiteta que sempre valorizou os recursos humanos, teve de aprender a gerir, o grande desafio que é evitar que o cansaço atrapalhe a produtividade. Para tal é preciso implementar na empresa um grande grau de ter disciplina. A gestão de tempo é imprescindível para garantir que as atividades são executadas no timing certo e programado. A gestão programada ajuda toda a equipa a executar trabalho de qualidades sem a carga emocional e psicológica que as vezes temos de superar. Contudo, aliado à disciplina e a uma boa gestão de tempo a Arquiteta, traz da sua vida pessoal para a empresa, a sua grande capacidade empática, a sua capacidade de se colocar no lugar do outro, de perceber quais as necessidades que o outro está a manifestar é uma das suas grandes armas. Em suma, este são os segredos que a Rita considera importantes para garantir a eficiência e os resultados que os seus clientes merecem e a motivação e alegria no trabalho dos seus colaboradores. Rita é uma mulher com os olhos postos no futuro não se deixa afetar pelos prognósticos negativos que muitas vezes são feitos para esta área, prefere sempre ter uma visão positiva e focar-se nas soluções. Tendo em conta esta grande mudança que o mundo sofreu a arquiteta considera ser uma boa altura para se reinventar a profissão de arquiteto. “As pessoas ficaram confinadas às suas casas em situações bastante anômalas e perceberam que a casa tinha outras dimensões que não tinham visionado e esperam que os ajudemos a criar novas soluções a criar espaços para viver melhor. Cabe a cada um aproveitar esta oportunidade que nos esta a ser dada para potenciar da melhor forma o seu trabalho “, destaca.

www.ritacordeiroarquitectos.com

@rcarquitectos

Compartilhar esta publicação

Leia Mais

Newsletter

ASSINE O NEWSLETTER PARA RECEBER AS
ÚLTIMAS ATUALIZAções