Como uma identidade visual certa pode fazer toda diferença no seu negócio?

©️ getty images

A psicóloga e especialista em empreendedorismo feminino Rosangela Sampaio explica como a identificação com o cliente faz você sair na frente

Tornar sua marca reconhecível e distinguível de seus concorrentes é uma das características cruciais para o sucesso. Isso é essencial na Era em que as pessoas procuram aproveitar a semelhança do produto e a identidade corporativa.

Para uma pessoa fazer uma compra, ela geralmente precisa primeiro se familiarizar com sua marca, ou seja, o mais importante não é apenas ver o que você tem a oferecer, mas também estudar suas políticas e aprender mais sobre seus valores corporativos.

Tudo isso pode ser alcançado por meio de uma construção astuta de identidade visual. Aqui estão algumas dicas sobre este assunto:

Consciência e reconhecimento da marca: a primeira coisa que você precisa saber sobre a sua marca é o fato de que é a imagem que as pessoas veem quando ouvem sobre sua empresa. Isso mesmo, uma imagem!

Isso por si só é mais do que suficiente para testemunhar sobre a importância da identidade visual na construção de uma marca forte.

Aprenda  sobre o seu público-alvo: embora alguns empreendedores possam sentir que estão construindo um legado ou trabalhando em sua própria imagem, a verdade é que a história da sua empresa não é uma história sobre você, mas sobre seus clientes.

O público como seu foco: como tal, você precisa aprender quem é o protagonista da história muito antes de começar a contá-la. Para isso, você precisa pesquisar seu público.

Senso de continuidade:  com o passar dos anos, sua marca evoluirá, crescerá e se expandirá. Com isso, você pode sentir a necessidade de fazer um “lifting facial” em torno dele e mudar seu logotipo ou slogan.

Quando isso acontecer, você precisará encontrar uma maneira de manter pelo menos algum senso de continuidade. Para se ter uma ideia do que estamos falando, você pode dar uma olhada na evolução do logotipo de algumas das maiores tendências do mundo.

Presente em diferentes formatos: palavras são vento e é por isso que seu público espera algo um pouco mais concreto.

Anteriormente, falamos sobre como o logotipo, produtos e uniformes podem ser igualmente icônicos para a identidade da sua marca. Isso ocorre porque a presença de sua marca em vários formatos fala muito sobre sua confiabilidade.

Todos podem fazer um site e até produzir uma quantidade limitada de produtos, porém, todos esses produtos, quando combinados, realmente testemunham sobre a seriedade e a legitimidade de uma marca.

Claro, isso significa que você precisa encontrar um padrão ideal para um logotipo que se traduza bem em cartões de visita, banners, pacotes de produtos, uniformes e muito mais.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira o Mulheres Em Flow sobre como desenhar a identidade visual da sua marca com assertividade: https://youtu.be/1LfdXXl33ws

Quem é Rosangela Sampaio?

Rosangela Sampaio é psicóloga, palestrante, escritora e apresentadora do programa Mulheres em Flow.

Dentre seus trabalhos literários estão o capítulo “O poder do autoamor”, da obra “Autoamor – Um caminho para regulação emocional e autoestima feminina”, além das coordenações editoriais e coautorias dos livros “Sem Medo do Batom Vermelho”, onde aborda um tema que é sempre polêmico, a rivalidade feminina, e “Mulheres Invisíveis”, sobre violência contra a mulher.

Também é colunista de portais expressivos e revistas nacionais, entre eles O Segredo, Revista Vivendo PlenaMente, Revista Cenário Minas, Revista Statto e Programa Em Destaque, onde leva informações sobre saúde mental para todos com uma linguagem leve, acessível e mostrando que disfunções emocionais fazem parte da vida de todos, não apenas “de gente fraca”.

Saiba mais sobre o seu trabalho em @rosangelasampaiooficial e @mulheresemflowoficial.

Compartilhar esta publicação

Leia Mais

Newsletter

ASSINE O NEWSLETTER PARA RECEBER AS
ÚLTIMAS ATUALIZAções